Achados comprovam origem centenária da igreja de São Felipe
Publicado em 2014-11-27 01:14:10 | 1633 Impressões
Sabe-se que a igreja católica do povoado São Felipe é centenária, uma das construções mais antigas da região onde se situa Tremedal, senão a mais antiga.
Recentemente ela foi totalmente reformada, conservando-se, criteriosamente todos os seus traços originais, um trabalho árduo e valoroso de uma equipe que reuniu pessoas da comunidade, padres e empresários locais.
Durante a reforma, alguns achados ajudaram a constatar mais aproximadamente o período em que a imponente construção fora erguida. Foram encontradas nas telhas artesanais da igreja inscrições feitas antes do cozimento da mesma, quando o barro ainda estava maleável. Em uma lê-se o número 1705 e o nome de uma pessoa; em outra lê-se nome de outra pessoa e algo relacionado a pesca. São traços difíceis de se identificar ao certo os nomes. Além das telhas foram encontradas moedas sob a madeira do altar e no reboco das paredes, algumas já sem a legibilidade das datas, outras da época de Getúlio Vargas. Acredita-se se que a Igreja tenha sido construída não apenas para a devoção e fé do povo da época, mas também para abrigar os desbravadores dessas terras, que, certamente, se guiavam pelo rio Gavião.
Esse material está exposto na igreja, que é hoje um local não só de realização de missa dos católicos, mas também de visitação de pessoas que desejam conhecer um pouco das origens dessa localidade e também da cidade Tremedal, além de apreciar a monumental construção, seus detalhes, que remetem diretamente à época da colonização do Brasil.
Renato Abreu