Biólogo e mais um grupo de pessoas garantem preservação de nascente de água
Publicado em 2014-02-24 23:38:15 | 742 Impressões
A nascente da Serra do Cocho é um local onde ocorre um dos fenômenos mais bonitos da natureza, brota-se água do chão. A região está localizada após o povoado Lagoa das Pedras, com algumas nascentes, numa região montanhosa, que conserva ainda uma vasta vegetação natural, sem a qual a nascente de água não sobreviveria.
Infelizmente essa beleza natural e importante ecossistema para a conservação da vida, tanto de animais e plantas como de seres humanos, vinha sendo destruída, com a derrubada de árvores e a soltura de gado por fazendeiros próximos.
Mas, agora, é área de proteção ambiental, graças a um jovem biólogo, morador da região e a um grupo de pessoas aos quais ele chama de “homens corajosos”:
“Reuni homens corajosos e trabalhadores e primeiro
cercamos um bom espaço que rodeia a caixa e as cacimbas. Depois fui até o
órgão ambiental do Inema e recebi autorização para colocar a
placa.
O olha d'água estava abandonado, mas eu penso nos mais velhos e nas
futuras gerações.
Financiei a obra, sou o Biólogo
responsável pelo projeto e não tenho a intenção de prejudicar
ninguém. A minha intenção é a preservação e que o
local se torne um ponto turístico.
Espero entendimento e
colaboração dos moradores da região.
Muito obrigado!”
Com essa bonitas palavras, Everaldo Santiago resume um árduo trabalho realizado em poucos dias que passou de férias de seu trabalho em São Paulo na casa de seus pais, que fica próxima à nascente. O lugar é de difícil acesso e o grupo encontrou diversos contratempos, mas nada os impediu de concluir a missão.
A água que brota da serra, segundo os moradores, sempre foi utilizada pelos mais antigos, constituindo-se em uma riqueza para a região e sendo, muitas vezes, a única fonte de água própria para consumo, abastecendo e saciando diversas famílias. Hoje há mais facilidade de acesso a outras fontes de água, represas, porém a nascente não é apenas uma fonte de água, mas uma fonte de vida e que, portanto, deve ser preservada.
Os moradores mais antigos de diversas regiões de Tremedal contam histórias de outras nascentes que existiam no território e que, infelizmente, desaparecerem devido à ação humana, desmatando sem controle. Preservar locais como esses é mais que cuidar da natureza, é cuidar de nós mesmos. Parabéns ao idealizador e aos executores dessa ação honrosa.
Fotos do arquivo de Everaldo Santiago
Conheça Everaldo Santiago no Facebook
Renato Abreu