Associação de pescadores solta 60 mil filhotes de peixes na represa de Tremedal
Publicado em 27/04/2018 | 53 Impressões
Na última terça-feira (24) os pescadores de Tremedal finalmente conseguiram a matéria-prima que buscavam já há alguma tempo para poderem manter sua atividade econômica em pleno funcionamento, o repovoamento de peixes na represa onde pescam.
Foi uma demanda da Associação de Pescadores e Aquicultores de Tremedal (APAT), presidida por Di Viana, que buscou junto à vereadora Mônica a realização do projeto através do deputado baiano Marcelino Galo. O deputado conseguiu 60 mil alevinos de Tilápia da especie GIFT (Melhorada, chitralada, revestida) com a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado.
Os alevinos foram trazidos da estação de piscicultura de Jequié/BA, Unidade de Reprodução de Alevinos e soltos na represa de Tremedal, um momento de alegria e esperança para os trabalhadores que sobrevivem da pesca.
Foi também realizado no mesmo dia o cadastramento dos pescadores no Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) e pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER). A DAP para pescadores é a identificação do pescador, permitindo ao pescador ter acesso a uma série de benefícios incluindo financiamentos e programas sociais do governo.
Renato Abreu / Gilmar Ribeiro